Desmond Morris

DR. MORRIS – UM MACACO NU 

Ivan Bilheiro

Desmond Morris

Desmond Morris

 O Dr. Desmond (John) Morris, nascido a 24 de Janeiro de 1928 em Purton (Wiltshire), na Inglaterra, filho do escritor de ficção infantil Harry Morris e de Marjorie Morris, atualmente casado com Ramona Morris, a qual o auxiliou em diversos trabalhos, é considerado autor de ideias importantes no âmbito do pensamento do século XX. Além de zoólogo e etólogo, áreas pelas quais se tornou famoso, é também um artista de sucesso.

The Agitator

The Agitator
1973
Oil on canvas
10 x 8 in. (25 x 20 cm.)

Segundo seu site oficial [1], já foram escritos sete livros que tratam de sua expressão artística, concentrada no surrealismo. Em um deles, “Desmond Morris – 50 years of surrealism”, o autor Silvano Levy faz uma abordagem geral da obra de Morris e sua identificação com o movimento surrealista. Levy também foi responsável por elaborar uma divisão da produção artística de Morris em quatro períodos, o que não deixa de revelar a extensa produção e o amplo envolvimento de Desmond Morris com a pintura, tendo sido exibida em diversas exposições: “Early Period” (1944 – 1956), “Zoo Period” (1956 – 1968), “Naked Ape Period” (1968 – 1989) e “Late Period” (1989 em diante).

Atuou no Exército entre 1946 e 1948 e, neste ano, realizou sua primeira exposição de pinturas. Em seguida, ingressou no curso de Zoologia da Birmingham University, formando-se com destaque. O doutorado na área foi realizado na Oxford University, a qual também conferiu a Morris o título de D.Phil. (conhecido como PhD), por suas pesquisas. Na sequência, ele realizou ali um pós-doutorado.

The Kill

The Kill
1973
Oil on canvas
20 x 30 in. (50 x 75 cm.)

Publicou diversos livros [2], com destaque para os temas ligados ao comportamento animal, área na qual se especializou. “The naked ape” (O macaco nu – leitura do mês do Sempre um Livro) é uma obra mundialmente conhecida. Seus livros foram traduzidos e publicados em muitos países, o que o tornou um zoólogo famoso e, mesmo, controverso. A abordagem, segundo a etologia, que Dr. Morris fez do comportamento humano gerou muita polêmica, e é ainda hoje objeto de estudos e debates – como aquele a ser realizado pelo Sempre um Livro.

Além de escritor, pesquisador e pintor, Morris também exerceu atividades ligadas a programas de televisão (com destaque para aqueles ligados ao mundo animal) e cinema (no qual pôde dar nova forma à sua arte surrealista). Teve a oportunidade, ainda, de atuar (e coletar dados) como conservador do Departamento de Animais Mamíferos do Zoológico de Londres.

___________________

[1] http://www.desmond-morris.com – Uma das fontes para este texto.

[2] http://www.desmond-morris.com/books.php

1 comentário

Arquivado em Sem categoria

Uma resposta para “Desmond Morris

  1. Pingback: Encontro de 12 de janeiro de 2013 | Sempre um livro

Deixe um comentário