Formação de Professores no Mundo Contemporâneo – Autores


Formação de Professores no Mundo Contemporâneo
Ao longo do mês de março (2012), o Sempre um Livro está se debruçando sobre a obra “Formação de Professores no Mundo Contemporâneo: desafios, experiências, perspectivas”, da Editora da UFJF. Seguindo a indicação, e conforme relatado anteriormente, não estamos fazendo a leitura integral da obra. A seguir, apresento os autores dos textos eleitos. Quando possível, as informações são extraídas do Currículo Lattes. Na impossibilidade de fazê-lo, as informações foram extraídas do próprio livro. Note-se, contudo, que no caso das informações do Lattes, é preciso considerar que não são mais as mesmas da época de publicação da obra (2006).

Acrescento, ainda, o link para os respectivos currículos, a fim de que as informações que não estejam disponíveis no texto inicial dos mesmos (e reproduzidos aqui) possam ser buscadas.

Em breve, um texto-análise da obra sera disponibilizado aqui.

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PARTE I – OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO

Texto: Formação de professores e construção de subjetividades: o espaço escolar e o tornar-se educador

Autoria:
1) Sônia Maria Clareto: Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF, orientando aluinos do mestrado e do doutorado . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, espaço escolar, formação de professores, etnomatemática e espacialidade, filosofias da diferença e educação. Coordena o Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia/FACED/UFJF – grupo de pesquisa cadastrado e certificado pelo CNPq.
2) Érica Aparecida de Sá: Atualmente, doutoranda em educação na UFJF. Cursou o mestrado em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Exerceu o cargo de coordenação pedagógica em escolas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora nos anos de 2007 a 2009. Exerceu a função de tutoria a distância (UAB/UFJF/2009) e a função de tutoria presencial (UAB/UFMG/2010).Tem experiência na área de Educação, interesse, nas temáticas: formação de professores e produção de subjetividade.

Texto: La formación docente… Abriendo caminos

Autoria:
1) Norma Dalila Marecos Cáceres: “Magister” em Educação. Atualmente, cursando mestrado em Política Educativa.

Texto: O ser docente no processo de formação continuada

Autoria:
1) Maria da Assunção Calderano: Possui Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 1992, coordena e desenvolve pesquisas no campo da Formação de Professores e Políticas educacionais. Dedica-se a estudos comparados, focalizando processos de formação e o campo de atuação desses profissionais interligados a Instituições brasileiras e latino-americanas. Analisa as políticas educacionais e suas interrelações com a formação profissional. Coordenou o processo de reestruturação do Curso de Pedagogia da UFJF. Os trabalhos realizados e as orientações desenvolvidas focalizam principalmente os seguintes temas: formação e atuação do professor e do pedagogo; educação presencial e a distância; trabalho docente e políticas educacionais. Atualmente é coordenadora do estágio curricular da Licenciaturas da FAculdade de Educação – UFJF. Faz parte da Rede Kipus – Rede docente da América Latina e Caribe e do Diretório Internacional dessa Rede.

PARTE II – OS TEMPOS DE FORMAÇÃO

Texto: Formação de professores(as) para a diversidade

Autoria:
1) Carlos Alberto Marques: Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ.
2) Cristina Toledo: possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Atualmente é Psicóloga da Prefeitura Municipal de Areal, Psicóloga da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira e Professora da Progredir – Projetos Educacionais. Tem experiência na área de Psicologia.
3) Gabriela Silveira Meireles: Gabriela Silveira Meireles é Pedagoga formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Psicóloga formada pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Durante a graduação, foi bolsista PROBIC e CNPq no projeto de iniciação científica “Inclusão: desvelando sentidos nos cursos de Pedagogia e Psicologia das IFES mineiras” e participou como voluntária do projeto intitulado “A pesquisa em Educação Especial no Brasil: aspectos epistemológicos”, ambos na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua na área da Educação, principalmente com questões ligadas à Diversidade Humana, Educação Infantil, relações de Ensino-Aprendizagem, didática e prática ensino, metodologia de ensino, relações de Poder e os estudos sobre Sexualidade e Relações de Gênero. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com defesa da dissertação intitulada “A infância nas tramas do poder: um estudo das relações entre as crianças na escola”, onde trabalha a relação entre infância e poder na perspectiva foucaultiana destacando as relações institucionais especificamente vivenciadas na escola, as relações entre adultos e crianças, as relações entre as crianças e de cada uma delas consigo mesmas. Trabalhou como professora substituta na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde lecionou as disciplinas “Processos de Ensino e Aprendizagem”; “Psicologia da Educação I” e “Prática Escolar I”, vinculadas ao departamento de Psicologia da Educação. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica de uma escola pública municipal de Juiz de Fora, que atende desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente é professora regente de uma turma do Ensino Fundamental (séries iniciais) em uma outra escola pública municipal de Juiz de Fora.
4) Luciana Pacheco Marques: Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre a diversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e diversidade, formação de professores para a diversidade, cotidiano escolar e diversidade.

PARTE IV – RECURSOS PARA A FORMAÇÃO

Texto: Ator ou protagonista? Dilemas e responsabilidades sociais da profissão docente

Autoria:
1) Magaly Robalino Campos: Equatoriana. Especialista em Educação do Escritório Regional de Educação (UNESCO) para a América Latina e o Carine, OREALC/UNESCO Santiago, Chile.

Texto: A formação do professor reflexivo como referência para uma nova epistemologia da prática: a experiência vivida no CSFP

Autoria:
1) Dolores Maria Borges Amorim: Mestre em Educação (Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona – Cuba) e Vice-diretora da Faculdade de Educação/CBH/UEMG.
2) Eneida Maria Chaves: Ph.D. em Linguística – Indiana University/EUA – Professora aposentada da UFSJ e Pesquisadora Visitante/Bolsista da FAPEMIG (FaE/CBH/UEMG).

Texto: A filosofia da educação na formação do pedagogo

Autoria:
1) Marilene de Melo Vieira: Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ubá (1978), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e em Concepção Filosófica da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, filosofia da educação e política e autonomia.

Texto: Pedagogia social

Autoria:
1) Maria Lúcia de Souza Ferreira: Professora da UFJF – Doutora em Educação pela Universidade PABLO de OLAVIDE – Sevilla – Espanha.

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