Biografia de Franz Kafka (1883-1924)

Por Rita Mendes

De origem austro-alemã, nascido em Praga (atual República Tcheca),em 03 de julho de 1883, autor romancista e contista, formou-se em Direito, em 1906, tendo exercido a profissão de advogado em grande número de processos envolvendo companhia de seguros, daí a sua familiaridade com a linguagem e trâmites dos aparelhos judiciários e burocráticos.

Não se casou, embora tenha se relacionado com mulheres que marcaram a sua vida, tendo inclusive, ficado noivo por duas vezes da mesma mulher.

Aos 34 anos de idade surgiram os primeiros sintomas da tuberculose, doença que o fez passar diversas temporadas em sanatórios, mas nunca deixou de escrever, embora tenha publicado pouco.

Passou praticamente sua vida inteira em Praga, sob a presença esmagadora do seu pai que não reconhecia a importância da sua carreira literária.

Faleceu em 03 de junho de 1924, pouco antes de completar 41 anos de idade, em um sanatório perto de Viena, Áustria, e foi sepultado no cemitério judaico de Praga.

Sua obra é permeada por uma mitologia particular, e os acontecimentos embora sejam narrados com seriedade, apresentam uma lógica irreal e um certo humor . Revela, também, um grau de incerteza, alienação e um temor metafísico mais fundamental.

Tentou, por diversas vezes, escapar da dominação paterna, conforme documentado em Carta a meu Pai (1919), o que contribuiu para a sua obsessão com os temas da culpa, da dúvida e com figuras de autoridade.

A maior parte de sua obra foi publicada postumamente, mesmo contra a vontade do autor, por Max Brod, sendo os mais importantes: O Processo (1925) e O Castelo (1926).

Praticamente desconhecido em vida, hoje é considerado uma dos maiores escritores do século XX, por todo o conjunto da sua obra, em especial, pelas obras acima e A metamorfose.

Referências:

KAFKA, FRANZ. O Processo. Tradução: Modesto Carone. Ed. Cia. De Bolso. 2013. p. 269-270.

NOVA ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA FOLHA, Vol.2 , 1996. p. 537.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Sem categoria

Uma resposta para “Biografia de Franz Kafka (1883-1924)

  1. Pingback: Encontro de 16 de agosto de 2014 | Sempre um livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s