Breve Romance de Sonho

Por Isabella Brandão

Breve Romance de Sonho, de Arthur Schnitzler, é a história sobre o desejo, a morte e o medo. Depois de voltarem de um baile de máscaras, Albertine confessa a seu marido Fridolin o desejo que tivera por outro homem durante uma viagem que fizeram para a praia. Perplexo e enciumado com a quase traição da esposa, o médico Fridolin sai na madrugada para atender ao pedido de um paciente, mas a sua noite será repleta de ciúmes, desejo e sedução, que perpassa por uma casa de prostíbulo, uma loja de alugueis de fantasias suspeita e por fim uma festa cheia de mistérios e sensualidade. O personagem enfrenta os medos e desejos mais profundos de seu subconsciente, depois que o status de família burguesa perfeita é quase destruído pela confissão de sua esposa.

O romance de Schnitzler não é apenas uma história sobre os desejos mais proibidos e profundos de nossa alma, é uma discussão sobre realidade e sonho, sobre o papel de cada um perante a sociedade e a imagem que construímos para o mundo e que não pode ser quebrada, é sobre a máscara que cada um de nós usa todos os dias, e o medo de sermos descobertos.

“Schnitzler “quebra” essa casca no livro Breve romance de sonho dando voz a uma mulher, que é esposa e mãe, quando a mesma deixa seus desejos sexuais aflorarem em uma revelação assustadora para o marido. Este fica perplexo ao se deparar com sua esposa confidenciando-lhe pensamentos, que para ele, ela jamais teve em sua vida. Trata-se de Albertine e Fridolin, personagens casados na novela e que levam, aparentemente, uma vida feliz e confortável. Após a revelação da esposa, Fridolin vê-se em uma situação tormentosa, pois achava que ela nunca se sentira disposta a largar tudo o que poderia ter com o casamento por uma aventura com um desconhecido. A estabilidade não poderia perder lugar para uma atitude impensável.” (Fabiano Pio da Silva UERJ, p. 3)

Referências

DA SILVA, Fabiano Pio, Considerações sobre Breve romance do sonho de A. Schnitzler, UERJ

SCHNITZLER, Arthur. Breve romance de sonho: Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s