Encontro de 09 de novembro de 2013

No encontro deste mês tivemos uma produtiva discussão a respeito da obra O estrangeiro, de Albert Camus. Os comentários versaram sobre o comportamento do personagem, que foi contrastado com casos da “vida real” de pessoas que igualmente foram criticadas por não demonstrar ante a morte o comportamento socialmente desejável.

Um dos membros do grupo (Rita) teceu a seguinte observação sobre a personalidade de Meursault: ele era “destinado à aceitação”, expressão feliz para qualificar a postura do personagem ante a vida, já que para ele “tanto fazia” uma coisa como outra quando confrontado com a necessidade de tomar decisões.

Além disso, comentou-se sobre a derrogação de seu julgamento, da qual não sabemos nada além de que foi solicitada e de que Meursault está à espera de seu resultado. Comentei que, na verdade, a própria escrita da obra funcionaria como recurso, já que joga outra luz sobre os fatos mostrando que “tudo é verdade e nada é verdade”. Além disso, apesar do começo que diz “Hoje mamãe morreu”, nada acontece no tempo da narração, mas sim muito antes e é visto em retrospectiva.

Também comentou-se sobre a circularidade da obra de Camus, em que trechos ou motivos de uma obra reaparecem em outras. Sobre este ponto, leu-se o prefácio de Manuel da Costa Pinto presente na edição da Best Bolso. Por falar em edições, observou-se ainda a adaptação que uma das edições (perdoem-me, mas não me lembro qual seja a editora ou o tradutor) fez dos nomes dos personagens, com Raymond passando a Raimundo e Marie a Maria. Vá entender…

Votação: 

Para o próximo encontro foi eleita a obra A dama do cachorrinho e outros contos, de Anton Tchékov, indicada pelo membro recém aprovado Pedro Uchôas. As outras indicações foram: O silêncio primordial, de Santiago Kovadloff, A trégua, de Mario Benedetti, Adeus às armas, de Ernest Hemingway, Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes e O país do carnaval, de Jorge Amado.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s