Sobre o encontro de 13 de julho de 2013

[Transcrição (quase fiel) de e-mail enviado ao grupo]

Amigos, boa tarde!
 
Segue abaixo um resumo com as informações relativas ao último encontro do grupo, ocorrido em 13/7 e as decisões tomadas para o encontro do dia 10/8.
 
Membros presentes: Rita, Raquel, Rogério e eu
 
Discutimos basicamente as enormes variações encontradas entre as diferentes coletâneas de “Histórias extraordinárias” publicadas no Brasil e que eu ignorava (confesso) no momento da minha indicação. Fizemos comparações entre as traduções disponíveis no encontro (feitas por Clarice Lispector, José Paulo Paes e Brenno Silveira e outros). 
 
Também fizemos comentários sobre a vida de Poe e sobre o modo como elementos biográficos são transportados pelo autor para seu universo literário. Interessa aqui nesta mensagem comentar o caráter “pioneiro” do autor: Poe foi pioneiro no estabelecimento de gêneros literários como o gênero policial e literatura de terror e igualmente pioneiro na forma de colocar-se frente à escrita, valendo-se dela como meio de sobrevivência em uma sociedade em mudança na qual já não se encontrava a figura do mecenas.
 
Rita destacou, ainda, as relações que ela via entre Poe e alguns conceitos da Psicanálise, novamente atribuindo ao escritor um papel de antecessor de algumas formulações que demorariam a despontar no campo das ciências.
 
Dados do próximo encontro:
 
Diante das divergências observadas no conteúdo das diferentes antologias e, também, do interesse de todos os presentes em conhecer um pouco mais sobre o autor (além da impossibilidade de discutir qualquer coisa quando todos lemos textos diferentes), optamos por dedicar o próximo encontro do S.u.L ao mesmo autor, porém tomando o cuidado de identificar quais os textos que deverão ser lidos. Segue abaixo:
 
poema O corvo. Existem diferentes traduções. Aliás, um livro inteiro dedicado a elas, chamado “O corvo e suas traduções”. 
 
ensaio Filosofia da composição, em que o autor explica o processo de composição de O corvo. Essa indicação de leitura foi feita pelo Rogério, que havia lido uma resenha sobre este ensaio antes do encontro e queria conhecê-lo mais a fundo.
 
contos:
 
  • O gato preto
  • A queda da casa de Usher
  • O caso do Valdemar
  • O demônio da perversidade
  • O diabo no campanário
  • O homem da multidão.
 
Quem esteve presente: esqueci de alguma coisa?
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s