Encontro de novembro de 2012

O principal aspecto que me levou à indicação d’O Alienista, de Machado de Assis (como falei no texto A indicação de O Alienista), foi o que gerou, de fato, as mais acaloradas discussões no encontro do último sábado. Tanto a “produção da loucura” quanto o “jogo de poder dos saberes” foram temas debatidos, acrescidos da percepção de uma crítica, na obra, a certa estrutura social. Temas pesados e polêmicos que nos levaram a boas reflexões, quase avançando o horário estipulado para fim da reunião. Foi enriquecedor, sem dúvida.

 

CARTAS

O novo método de circulação de cartas entre os membros do grupo já começou a funcionar, com a entrega das cartas do Ailton (relativas ao O fazedor) e de cartas do Rogério (sobre Sagarana).

 

VOTAÇÃO DE OBRA PARA DEZEMBRO/2012

Foi eleita a obra Sentimento do Mundo (Carlos Drummond de Andrade), que concorreu com A queda de um anjo (Camilo Castelo Branco), Aprender a viver (Luc Ferry), e Gitanjali (R. Tagore).

 

OBRA “DO ANO”

Há a ideia de eleger, a cada ano, neste período, uma obra mais extensa para ser lida no período de final e início de ano e debatida nos primeiros meses do ano seguinte. Em 2012, contudo, devido à greve das Universidades federais, a maioria dos membros do Sempre um Livro permanecerá na correria cotidiana nestes meses, com a reposição de aulas. Assim, nossos encontros seguirão normalmente e, paralelo a eles, faremos a leitura do livro Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso, eleita para ser discutida em maio e junho de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s