Encontro de outubro/2012

Se a obra O fazedor (El hacedor), primeira do tipo híbrido (poemas e contos) produzida pelo argentino Jorge Luis Borges (1899 – 1986), pode ser considerada “porta de entrada ao denso (e, por que não, algo mitificado) universo literário de seu autor”, deve-se dizer, conforme os diálogos do último sábado, 13 de outubro de 2012, que logo no hall de entrada deste universo encontram-se envolventes exemplares da coleção do escritor: o infinito, os labirintos, os espelhos, as fantasias…

Ao que parece, a leitura serviu para lançar os membros do Sempre um Livro em diversas reflexões, entre elas a da beleza literária de sínteses bem produzidas. A certeza que fica é que todos ainda lerão muitos textos de Borges!

VOTAÇÃO

Por unanimidade, foi eleita a obra O alienista, de Machado de Assis.

Figuraram na eleição os seguintes livros, além do eleito: O poeta fingidor, de Fernando PessoaNoites brancas, de Fiódor Dostoiévski; e A rua dos cataventos, de Mario Quintana.

CARTAS

Os membros do Sempre um Livro têm o singelo costume de estabelecer uma circulação de cartas (como na tradição, manuscritas) acerca das obras discutidas. Assim, encontram a oportunidade de abordar, com mais vagar, questões que escaparam aos diálogos nos encontros presenciais.

Entretanto, demoras nas entregas das cartas fizeram com que o método fosse repensado. Agora, em substituição ao prazeroso recebimento de cartas via Correios, estabeleceu-se o seguinte método, que tem a vantagem de garantir maior proximidade do recebimento dos manuscritos com o encontro relativo à obra sobre a qual tratam:

1) O membro “anfitrião” (aquele que foi o responsável pela indicação da obra eleita), no encontro seguinte ao da discussão de sua obra, entrega em mãos a todos os membros uma cópia de uma carta, endereçada à generalidade do grupo;

2) No encontro subsequente, todos os membros devem entregar ao primeiro remetente (com cópias aos demais membros) uma resposta-comentário.

Desta forma, em dois encontros após aquele relativo à obra, todos terão os comentários escritos de seus colegas em mãos, evitando extravios como os já ocorridos.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Sem categoria

Uma resposta para “Encontro de outubro/2012

  1. Pingback: Encontro de 8 de dezembro de 2012 | Sempre um livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s