Georges Balandier

BalandierO autor do mês no grupo Sempre um Livro é o francês Georges Léon Émile Balandier, nascido em 21 de dezembro de 1920. Entre outras obras importantes no âmbito da sociologia, escreveu aquela por nós escolhida: O dédalo: para finalizar o século XX.

Professor emérito da Sorbonne (Université René Descartes, Paris-V), é sociólogo, antropólogo e etnólogo. Atuou politicamente e fez estudos ligados à cultura africana, tendo inaugurado a cátedra de Sociologia da África na instituição em que é docente. É diretor de estudos na “École des Hautes Études en Sciences Sociales” e colaborador do “Centre d’Études Africaines”.

Entre seus parceiros de trabalho, encontram-se o sociólogo Michel Maffesoli, com o qual fundou o Centre d’Études sur l’actual et le quotidien, e Alfred Sauvy, o qual, em uma publicação da década de 1950, cunhou a expressão “Terceiro Mundo”.

Intelectual de renome, Balandier fez profundas análises sobre a cultura contemporânea, entre as quais aquela exposta na obra do mês de nosso grupo de leituras.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s