Encontro de 4 de agosto de 2012

Ontem, dia 4 de agosto, reuniu-se mais uma vez o Sempre um livro.

A “prece inicial” acabou ficando nas mãos da anfitriã Isabella, que para já ambientar o encontro à poesia e à escrita de García Lorca, leu três pequenos poemas do autor, a saber, A Lua e a Morte, O Punhal e O Mar.

Abordamos durante o encontro, além de questões intrínsecas à obra Bodas de Sangue, a epigênese da tragédia retratada em tal obra. Após ler uma notícia de jornal, em 1928, que falava de uma tragédia semelhante à retratada na obra, García Lorca decidiu escrever algo inspirado nessa notícia.

Isabella, inclusive, levou uma edição que continha a reprodução da notícia lida por Lorca, saída no jornal espanhol ABC. Outro texto do mesmo jornal espanhol, só que de 1933, foi levado por Ailton. O texto era uma crítica da época em relação à encenação da peça, feita pela primeira vez no dia 8 de março daquele ano.

Em relação à obra em si, ficou acentuado aquele ar de tragédia inevitável que a peça transmite, a centralidade de importância das personagens da mãe e de Leonardo e a redução dramática e ascenção poética do terceiro ato, muito nítida para nós e também para a crítica da época.

VOTAÇÃO

A obra escolhida para o mês de agosto foi O Dédalo – Para finalizar o século XX, de Georges Balandier, indicada pelo Ivan. Além dela concorreram também: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, de Max Weber, indicada pela Rita; Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever, de Emília Ferreira, indicada pelo Ailton; A Volta do Parafuso, de Henry James, indicada pela Isabella e Sidarta, de Hermann Hesse, indicada pelo Rogério.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Federico García Lorca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s