Formação de Professores no Mundo Contemporâneo

A obra lida pelo Sempre um Livro no mês de março/2012 foi Formação de professores no mundo contemporâneo: desafios, experiências e perspectivas, organizada por Maria da Assunção Calderano e Paulo R. Curvelo Lopes, e editada em 2006 pela Editora UFJF. Desta, foram selecionados os textos da Parte I – Os espaços de formação e da Parte IV – Recursos para a formação, além de um artigo da Parte II – Os tempos de formação.

Primeiramente, uma pequena crítica de âmbito editorial: enquanto produção editorial e pretenso material de divulgação científica na área de Educação, esta obra deixa muito a desejar. Peca no que se refere à padronização estrutural dos textos, em sua forma de apresentação; na redação, apresentando alguns equívocos; é desleixada quanto às referências, o que impede o acesso às fontes consultadas para a redação… Em resumo, dá a impressão de pouco cuidado na produção.

No que concerne ao conteúdo, os textos lidos pelo grupo atêm-se e são mesmo focados no que apresenta o título e, em geral, são familiares e próximos em suas colocações, o que permitiu maior diálogo entre os textos escolhidos..

Como ponto fundamental, substrato de todos os escritos selecionados, encontra-se a questão da necessária valorização dos profissionais envolvidos com o processo educacional, em especial os docentes. Além, o indispensável envolvimento dos professores com a amplitude das questões educacionais, e não somente a “prática de sala de aula”.

São contemplados, também, os desafios que têm sido postos à instituição-Escola nos últimos tempos, como por exemplo a fragmentação/enfraquecimento de outras instituições co-participantes do processo educacional (entendido de maneira ampla, como educação social), para além da educação formal; a inserção de novas tecnologias; a busca de novos entendimentos para a educação (orientações, filosofias); o desgaste do professor enquanto profissional, por um lado, e como figura-símbolo da educação, por outro; etc.

Alguns exemplos de tentativas de responder a parte destes desafios são citadas mas, provocante que é, o campo educacional se mantém ainda como foco de investigações e reflexões – eis uma constatação quase padrão dos artigos.

Em síntese, os textos servem de estímulo ao debate acerca das questões educacionais, da formação e atuação dos professores, da relação sociedade-Escola, entre outros – e este é seu principal mérito. Em um grupo como o Sempre um Livro, cujos membros estão, de uma forma ou de outra, ligados a cursos de licenciatura em diversas áreas, a oportunidade de tratar destes temas deve ser bem recebida, como forma de enriquecer a reflexão sobre a Educação.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Sem categoria

Uma resposta para “Formação de Professores no Mundo Contemporâneo

  1. Pingback: Em debate: a Educação | Sempre um livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s